quinta-feira, 14 de abril de 2011

da fralda, do chinelo e do banho

Não tem jeito depois que a gente se torna mãe a cabeça enche de mil e um tipos de preocupações. 

E já começa na gravidez. Quantos US fazer? US faz mal? Tomar vitaminas? Parto normal ou cesárea, em casa ou no hospital, filmo ou não? Qual o melhor berço? Precisa de berço? E por ai vai longe...

Algumas coisas nem me preocuparam tanto, e olha, que eram dignas de noites de insônia.

Por exemplo, o parto. Parto normal e ponto. Lá no açougue SUS mesmo. Eu não tinha muita opção. O negócio foi me preparar pscicológicamente pro momento. Foi o que eu fiz. E o parto foi ótemo. Assim eu encaro mais dez.

Dormir ia ser comigo mesmo até onde desse. Do meu lado. Nem pensei/penso nas consequências. Lorena ainda dorme no nosso quarto e já mostra sinais de que logo vai pro próprio quarto. Assim, sem traumas. Isso estava decidido desde sempre.

Agora três coisas que me impediram de dormir noites à fio, que me tiravam toda concentração durante uma aula eram: o desfralde, o chinelo sem elástico e o banho sozinha. Isso mesmo. 

Sair das fraldas. Eu sofria por antescedência. Já imaginava o drama. Xixi no chão. Cada fedida. Milhares de roupas sujas de cocô. Criança chorando com medo do vazo. Então eu estava me preparando e fazendo planos pra que durante as férias, no verão tirar Lorena das fraldas. E aí, penico, redutor de assento ou na privada mesmo? Ia ter que enfeitar o banheiro, colocar música e afins? Preocupação à toa. Um dia fui buscá-la na creche e a professora disse que não era mais pra colocar fralda nela em casa porque lá ela não usava mais. Pausa pra minha cara de espanto. Hãm? Como assim? À partir daí não teve mais fralda de dia e a noite durou mais uns quinze dias. Huhu. Primeira causo eliminado.

Chinelo com elástico. Lorena sempre foi do pé pequeno. Calça ainda 23. Como aqueles pésinhos tão frágeis e aqueles dedinhos petiticos iam dar conta de segurar um chinelo sozinhos? Via várias crianças na rua segurando com os dedos dos pés os próprios calçados e ficava sonhando com o dia da minha filhota. Até que agora no aniversário de três anos a vó Nerli comprou o tal do chinelo. Rá. Eu quase ri cara dela quando ela mostrou o que ia dar de presente pra Lorena. Não tinha, na minha cabeça, a menor possibilidade de dar certo. E não é que deu. Uma graça ver a minha pequena segurando os próprios chinelinhos. Ai, ai. Causo dois solucionado.

Banho sozinha. Essa ainda me faz perder noites de sono e conteúdo de muita aula. Quando ela vai dar conta de tomar banho sozinha? Sei não. Mas parece que vai demorar... Lorena ainda chora pra enxaguar o cabelo. Pra esse eu ainda vou esperar o tal 'salto de desenvolvimento' e ver se ela evolui. E aí o desfecho do causo três vai ser pra um próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário