quinta-feira, 17 de março de 2011

Do dia do zoo


No último domingo nós três, eu e Rodrigo e Lorena, fomos ao zoológico. Este daqui de Cascavel já existe há muitos anos. Me lembro de visitá-lo com a escola todo ano... A gente ia de "busão" cantando "... roubou pão na casa do joão". Fazendo aquela bagnça básica e pulando nos quebra-molas. Era mega divertido. Primeiro íamos ver todos os animais. Depois por uma trilha se chegava ao lago municipal onde todo mundo dividia seu lanche e virava um grande piquinique. Então voltavámos e brincavámos no parquinho até sairmos de lá exaustos com as carinhas sujas. Ô tempo bão sô.

Mas, voltando à domingo passado...
Todo mundo já vem dizendo que o zoo não é mais o mesmo. A gente resolveu arriscar e levar a pequena de qualquer jeito.
Chegando lá o estacionamento estava lotado. Até comentei com o Rodrigo que deveria ter alguma 'atração' nova, porque pela quantidade de gente... Encontramos lugar e fomos.

E que DECEPÇÃO. Estava tudo muito pior do que imaginei.

Logo de cara tem o parquinho, grande e com muitos brinquedos, e tinha bastante crianças por lá, mas o estado era lamentável: areia muito suja, brinquedos enferrujados e quebrados e ainda imundos, Lorena claro que quis ir na hora brincar mas eu não deixei não.

Então fomos ver os animais: 2 leões (desdentados), 1 pantera (preta, que dormia lá no fundo perto de uma parede azul esuro), 1 tucano (desbotado), 4 saguis (depressivos), 1 cachorro do mato (que mais parece um vira-lata que fica na frente de casa), uns 10 jabutis (imóveis como uma pedra) e 1 gavião (virado de costas).
Só. Só isso. Nada mais. Ainda por cima em gaiolas apertadíssimas e sem manutenção alguma.

E para terminar o passeio tinha um museu, do tamanho de uma sala de aula, com animais muuuito mal empalhados e pra variar cheio de poeira.

Saindo de lá demos uma passadinha no lago municipal. O parque de lá não está muito longe do parque do zoológico. Mas pelo menos a água estava praticamente limpa. E tem os pedalinhos (R$ 5,00 por 15 min) que tirando o detalhe da fila ainda vale a pena.

Agora chegando onde eu queria chegar...

Por que é que ninguém, leia-se prefeito e vereadores, não fazem alguma coisa em relação à isso? 

Projeto de shoping e briga pra construí-lo tem.
Projeto de mais parques e praças eu não sei de nenhum.

Porém daqui alguns poucos anos nesta cidade aqui não teremos uma área verde pra poder levar os filhos. Na minha casa por falta de espaço não se tem um pé de árvore. Não tem espaço pra minha filha correr, se sujar, brincar na terra. Na creche dela (é pública) também não tem. Nas avós, neca. Lugar algum. 

Agora, brinquedos eletrônicos (caros bagarai) tem aos montes. Esses carrinhos em que a gente coloca a criança sentada e ela fica girando e girando e girando a Lorena adora. Mas morre de medo de um escorregador. Mas o que é que eu posso fazer? Não se tem mais NENHUMA pracinha decente nesta cidade (ou pelo menos não que eu tenha conhecimento). As que conheço não tem manutenção alguma. Ficam lá largadas.

Veja bem, adoro minha cidade e vejo que ela tem se desenvolvido pra melhor nos últimos 5 anos. Melhorou muito mas parece que ninguém pensa nestes detalhes. Ou será que deixar as crianças em brinquedos eletrônicos, sem mosquitos por perto e com risco praticamente zero de se machurem é tão melhor assim? 

Também não dá pra deixar minha filha brincando na rua, como eu fazia, porque o trânsito é uma loucura. 

O quê fazer?

Sinceramente eu tenho muito, mais muito mesmo, medo do mundo que estamos deixando pros nossos filhos e pior ainda para os netos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário